IEL MS: Página de Notícias

10.05.2019
Centro Internacional de Negócios promove curso sobre nova metodologia de comércio exterior

 

A Duimp (Declaração Única de Importação), nova metodologia de comércio exterior que busca unificar e otimizar os processos de importação, permitirá uma atuação mais eficiente, integrada e harmonizada. Conhecer o novo processo de importação e saber como preencher o documento é essencial para as empresas importadoras e, pensando nisso, o CIN/MS (Centro Internacional de Negócios de Mato Grosso do Sul) realizará, nos dias 8 de junho e 29 de junho, nos municípios de Corumbá e Ponta Porã, respectivamente, o curso “DU-IMP Declaração Única de Importação na Prática”.

A formação é voltada para despachantes aduaneiros, importadores, transportadores internacionais que queiram se atualizar a respeito do novo processo de importação e os interessados podem fazer as inscrições por meio do telefone (67) 3389-9150 ou pelo e-mail cin@fiems.com.br. Conforme a coordenadora do CIN de Mato Grosso do Sul, Nathália Alves, a Duimp reflete a nova realidade do comércio exterior brasileiro.

“É uma metodologia que se adapta ao conceito de janela única, por meio da qual os intervenientes prestam as informações sobre suas operações de forma centralizada a todos os órgãos e agências governamentais. Assim, reúne informações relativas ao controle aduaneiro, tributário e administrativo da operação de importação, sendo realizado de forma concomitante ao controle aduaneiro”, explicou Nathália Alves.

A programação da capacitação, que será ministrada pelo professor André Cavalcante, inclui, além da Duimp, o detalhamento da mercadoria, tratamento administrativo das importações, licenciamento das importações, gerenciamento de riscos administrativo e aduaneiro, janela única de verificação e inspeção das mercadorias, conferência aduaneira, trânsito aduaneiro, pagamento centralizado e despacho e desembaraço aduaneiro.

“O CIN traz para Mato Grosso do Sul uma abordagem na prática dessa metodologia, já que durante o curso os participantes terão acesso ao simulador e ainda a oportunidade de poder acessar o sistema por mais 30 dias após o curso. É importante destacar também que é de fundamental importância a participante de importadores, já que o sistema trará um módulo próprio para preenchimento das empresas importadoras, com toda na nota fiscal de importação emitida pela empresa”, destacou Nathália Alves 

Serviço – Mais informações pelo telefone (67) 3389-9150 ou pelo e-mail cin@fiems.com.br