IEL MS: Página de Notícias

27.09.2019
IEL capacita estagiários da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul em Lei do Estágio e Postura Profissional

Em ação realizada para os estagiários da Prefeitura Municipal de Nova Alvorada do Sul, o IEL promoveu, nesta quinta-feira (26/09), a palestra “Estágio e o mercado de trabalho" e, em um bate papo descontraído com os jovens estudantes, apresentou dicas e orientações para guia-los no universo do mercado de trabalho.

Atualmente, 30 estagiários atuam em diversas setores para auxiliar e aprimorar os serviços da administração municipal, como na área da saúde, educação e gestão, por meio do trabalho de acadêmicos de Enfermagem, Psicologia, Ciências Contábeis, Administração, entre outros.

O Programa de Estágio do IEL foi iniciado em 2018 em Nova Alvorada do Sul e, desde então, estudantes do município passaram a ser contratados pela prefeitura via IEL, que permite a estudantes do Ensino Médio e Ensino Superior se cadastrarem em um banco de currículos e, de acordo com o perfil, serem encaminhados para uma vaga conforme a demanda da prefeitura.

“Atuo na prefeitura há 13 anos e só temos inúmeras vantagens a destacar desde que os estagiários passaram a contribuir com o nosso trabalho. Foram inúmeros os benefícios para o município como um todo, porque estamos falando de mentes jovens, inovadoras, que agregam com novas ideias e estão sempre dispostas a serem proativas e aprender coisas novas, porque muitos aqui estão trabalhando pela primeira vez”, afirma Raquel Fontana, responsável pelo gerenciamento dos estagiários da prefeitura de Nova Alvorada do Sul.

Coordenadora do Programa de Desenvolvimento de Carreiras do IEL, Rosângela Ramos, que apresentou a palestra para os estagiários, fala sobre a diferença que este tipo de ação tem na construção da carreira profissional dos jovens.

“Ações como esta são importantes para levar mais conhecimento aos jovens, que vão enfrentar um mercado de trabalho cada vez mais exigente”, lembrou a coordenadora que, na palestra, aborda tema como a Lei do Estágio e pontua os diferenciais buscados pelas empresas na hora de contratar um colaborador.

“O empresário busca profissionais com perfil de atitude, que trabalham em equipe, tem boa comunicação, capacidade de análise e são resilientes. Por isso, a participação em capacitações e palestras como as oferecidas pelo IEL são fundamentais, porque vão auxiliar a desenvolver suas habilidades e competências”, acrescenta Rosângela Ramos.

Para os estagiários que participaram da ação do IEL, a palestra foi uma oportunidade para tirar dúvidas e aprimorar a percepção sobre o mercado de trabalho do futuro. “A palestra foi espetacular, creio que saímos daqui com outra visão, como profissionais mais completos. Foi uma grande oportunidade”, avalia a estagiária de Psicologia Viviane Aparecida Silva Lima. Para Isabele Dorneles, que cursa Enfermagem e estagia há um ano na Prefeitura de Nova Alvorada do Sul, a palestra vai ajudar na parte do relacionamento interpessoal e trabalho em equipe. “Me permitiu entender meus deveres e direitos como estagiária, mas, acima de tudo, meu papel junto a empresa”, finaliza.