IEL MS: Página de Notícias

07.06.2019
IEL encerra em Dourados primeiro módulo do Workshop Training Leaders

O IEL encerrou, nesta quinta-feira (06/06), em Dourados (MS), o primeiro módulo do “Workshop Training Leaders”, ministrado pela master coach Mariluce Lemos Gutten Ribeiro e que teve como tema “Gestão do Tempo com Ferramentas de Produtividade”. A capacitação, que tem como objetivo estimular a aplicação prática de comportamentos de liderança, terá mais dois encontros: “Delegação e DNA Motivacional”, no dia 13 de julho, e “Gestão de Conflitos e Estilos de Aprendizagem”, no dia 14 de setembro. 

Segundo a coordenadora da área de Desenvolvimento de Carreira do IEL, Rosângela Ramos, há uma demanda significativa no mercado com relação a autoconhecimento e liderança, foco do Workshop. “Vale ressaltar que os encontros são independentes, ou seja, o interessado pode fazer apenas um, com o tema que julgar mais conveniente, ou os três, para ter uma formação mais completa. Então quem não participou deste primeiro módulo pode participar dos próximos sem nenhum prejuízo”, afirmou. 

A master coach Mariluce Lemos Gutten Ribeiro, que também é mestre em Administração e especialista em Gestão de Pessoas por Competência, explicou que o tema do primeiro módulo foi escolhido porque atualmente gestão do tempo é um dos maiores problemas que as pessoas enfrentam. “O tempo é o nosso recurso mais escasso e mais valioso e se a gente utiliza muito bem ou muito mal, ele não volta. Então esse Workshop busca essa reflexão sobre a gestão do tempo, definindo o que é prioridade”, destacou. 

Ela acrescentou que a ideia do Workshop é apresentar ferramentas para que os participantes saibam identificar onde estão desperdiçando o tempo, onde devem valorizar mais o tempo, o que é prioridade e o que não é e depois desenvolver um plano de ação a partir dessa análise para melhorar. “Temos uma ferramenta inclusive que a gente analisa o quanto tempo utilizamos fazendo coisas urgentes, importantes e circunstanciais e as pessoas costumam se assustar quando enxergam o resultado, porque é um choque de realidade com o que estamos fazendo com o nosso tempo”, completou.

Repercussão 

Na avaliação do engenheiro da construtora Corpore, Denilsonn Rocha Franco, o módulo de gestão de tempo é algo necessário e atual e tem sido amplamente abordado dentro da empresa. “Temos trabalhado na implantação de rotinas diárias de trabalho de cada funcionário. Nós como líderes estamos sempre batendo nessa tecla, que é a simplicidade de anotar, fazer a agenda, as rotinas, traçando as prioridades diárias para poder cumprir e deixar o dia mais produtivo”, disse. 

Para o gerente de negócios de pessoa jurídica do Sicredi, Joraci Brasil, o tema é tão importante que já é a segunda capacitação de que ele participa. “Já comecei a elencar prioridades, quais assuntos tratar, deixei para ver e-mails duas vezes de manhã e duas vezes à tarde e consegui fazer mais coisas durante o dia, levar menos trabalho para a casa e consegui fazer atividade física, que eu não conseguia pelo cansaço, pelo estresse e pelo acúmulo de tarefas. Aqui agora aprendi a anotar metas diárias, metas semanais, metas mensais, metas anuais e metas a longo prazo, para poder me organizar e atingi-las”, comentou. 

Já a assistente social Shirley Flores Zarpelon destacou a troca de experiências promovida pelo workshop. “Eu me vi em diversos cases e acho que isso é o mais enriquecedor de um encontro como esse. Ver que o colega, que se sentou ao meu lado, passa por problemas parecidos com os meus e utiliza ferramentas e estratégias que eu jamais pensaria em usar para solucionar. Acho que o conteúdo do Training Leaders sobre gestão de tempo foi muito bom, mas vejo essa troca como algo muito mais enriquecedor”, finalizou.