IEL MS: Página de Notícias

26.11.2019
Workshop Plano de Voo do IEL auxilia empresas a criarem estratégias e planejarem futuro

Com um cenário econômico que já dá sinais de melhora e prestes a encerrarmos o ano, o período se torna propício para fazer um balanço das ações e planejar o futuro. Pensando nisso, o IEL, em parceria com Sebrae/MS e Fundação Dom Cabral, iniciou, nesta terça-feira (26/11), o “Workshop Plano de Voo”, que segue até quinta-feira (28/11) e é voltado para líderes em cargo de gestão de empresas. Com 10 empresas do Estado não concorrentes, a ideia é alinhar discussões sobre o que pretendem construir a partir de 2020 e traçar um plano de estratégias para atingirem os objetivos.

Segundo o superintendente do IEL, José Fernando do Amaral, o curso é uma oferta inédita do Instituto. “Pela primeira vez a Fundação Dom Cabral oferece esse workshop em parceria com o IEL e acredito que isso é um marco na nossa atuação aqui em Mato Grosso do Sul. Foi uma formação muito preparada, que levou praticamente o ano todo, e estamos muito satisfeitos por poder trazer para as empresas do nosso Estado esse workshop, contribuindo para melhorar seu desempenho”, afirmou. 

O diretor de programas corporativos da Fundação Dom Cabral, Fernando de Paula, destacou que o “Programa Plano de Voo” nasceu de uma necessidade do mercado. “A Fundação Dom Cabral tem por natureza construir programas diferentes da maioria organizações, que quase sempre pensam no que podem oferecer para o mercado, enquanto nós pensamos no que o mercado precisa, no que o mercado precisa para se desenvolver”, salientou.

Nesse sentido, a ideia é utilizar a analogia da aviação para pensar aonde ir, definir o endereço certo e traçar um plano para chegar a esse lugar. “Então o Programa ‘Plano de Voo’ tem esse foco de ajudar as organizações a mudarem primeiro seu modelo mental de deixar de olhar para si, mas a olhar para o mercado, a entender o seu cliente, como esse cliente pensa, como gostaria de ser atendido. O viés do Plano de Voo é conhecer bem o mercado, analisar o futuro e trabalhar para chegar até lá”, completou Fernando de Paula. 

Já o engenheiro-mecânico Elton Mattos, que ministra o workshop, explicou que durante três dias as empresas participantes poderão traçar um plano para estratégias de negócio para enfrentar esse novo ciclo de crescimento da economia. “Agora é o momento de as empresas mudarem as ações que tomaram no período de crise, porque estamos em outro momento. Então nesses três dias, os líderes e gestores que estão aqui poderão verificar conceitos estratégicos, fazer revisão do que elaboraram e construir um plano”, disse.

Repercussão

Na avaliação do engenheiro Jean Mazuquiel, da Estametal, participar do workshop é uma oportunidade de adquirir mais conhecimento. “A empresa já é cliente do IEL e participa do PQF (Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores). Agora viemos para entender mais do mercado e criar estratégias de crescimento, para se destacar ainda mais no mercado”, salientou. 

A diretora-médica da Vaccini, Ana Carolina Nasser, acredita que o “Workshop Plano de Voo” é mais uma formação para consolidar a empresa no mercado sul-mato-grossense. “Somos uma franquia e estamos sempre recebendo informações e atualizações, mas queremos sempre aproveitar as oportunidades que surgem e esse workshop do IEL é uma oportunidade de aprendermos ainda mais”, comentou. 

Na mesma linha, o empresário Rodrigo Scalla, do Hospital Scalla, destacou a importância de se planejar. “Acredito que esse é o maior desafio de qualquer empresa. Trabalhar no dia-a-dia lidando com as situações cotidianas e resolvendo problemas consome os empresários e falta tempo para nos organizar, traçar metas e nos planejar. Então espero que esse curso me dê as ferramentas necessárias para traçar um plano de voo e consiga voar cada vez mais alto”, finalizou.